Como limpar e conservar o tecido do seu estofado

Como limpar e conservar o tecido do seu estofado

O sofá é um dos móveis mais utilizados em uma casa, é nele que acontece aquele descanso rápido, onde curtimos um filme ou um bom livro, ou nos acomodamos para um bate papo com os amigos. Por isso, o sofá é um móvel que exige alguns cuidados e a correta manutenção do seu tecido garante que ele fique com cara de novo por mais tempo, além de limpo!

O fato de o sofá ser uma peça central, utilizado por várias pessoas e para diversas finalidades, faz com que o móvel esteja sempre em exposição a fatores externos. Com o tempo, além da poeira que se acumula naturalmente, é comum que aconteçam alguns acidentes do dia a dia como por exemplo, sujeira por bebidas, alimentos e pêlos de animais domésticos. Saiba que para cada tipo de tecido existe um processo de limpeza adequado, que vai possibilitar maior eficiência no resultado e ajudar a preservar o material de danos maiores.

Separamos algumas dicas e orientações para você saber como limpar o tecido do seu estofado. Acompanhe com a gente a seguir:

Tipos de revestimentos

Conforme falado anteriormente, o primeiro passo e dica mais importante é a de saber qual é o tipo específico do tecido do seu estofado e sua composição. Assim, é possível identificar quais são os produtos indicados, o que pode ser prejudicial ao tecido e qual é a melhor maneira de limpar sua superfície. Os tecidos para estofados podem ser produzidos com diferentes ligamentos, que dão personalidade distintas a cada um deles. Também é comum encontrarmos tecidos produzidos com diferentes tipos de fibras, ou mesmo combinando mais de um tipo. As fibras são a composição de um tecido e as mais comuns que você vai encontrar são: poliéster, algodão, linho, viscose, acrílico, poliamida e polipropileno.

O ideal é que, antes mesmo de pensar em investir na renovação de um novo sofá para a sua sala, você tire alguns minutos para pesquisar qual o tipo de revestimento ideal para seu estofado, pensando na sua rotina diária e levando em conta: se você gosta de fazer refeições ou lanches neste local, se você vai receber seus convidados ali, se existem crianças ou pets na casa. Sabendo disso, você conseguirá acertar na escolha do melhor tecido para seu sofá, unindo o visual que você deseja com a durabilidade e uma fácil limpeza mais adequada à sua rotina e estilo de vida.

Fique atento às etiquetas

Você sabia que todo fabricante de móveis estofados é obrigado a colocar em cada peça produzida uma etiqueta com informações do tecido utilizado? Nesta etiqueta você identifica qual  a composição e os símbolos de conservação do tecido, que te orientam na hora da lavagem. Essas etiquetas são as principais aliadas da manutenção correta de um tecido. Além de te oferecer a informação exata de qual é o tecido do seu sofá, o que já é metade do caminho para uma boa higienização do móvel, ainda existem direcionamentos e indicações bastante específicos e que devem ser considerados. Olha só:

Lavagem

A “tina” é o símbolo que indica se um tecido pode passar por processo de lavagem doméstica, manual ou mecânica, assim como a temperatura máxima de lavagem, quanto qual é o processo mais indicado para higienizar o tecido. A temperatura máxima pode variar entre 30°C e 95°C e os processos de lavagem vão de muito suave, suave e normal.

Alvejamento

Representado por um triângulo, o símbolo se o tecido pode ou não sofrer alvejamento e qual o produto indicado. Em geral, tecidos para decoração levam a indicação de não alvejar.

Secagem em tambor

Este símbolo indica se um tecido, após a lavagem, pode ser submetido à secagem em tambor, ou seja, na centrífuga da máquina de lavar ou na secadora. Ali são dadas recomendações a respeito da temperatura indicada para a secagem.

Secagem natural

Já na secagem natural, é possível visualizar na etiqueta se é recomendada a secagem do tecido em varal, por gotejamento, na horizontal ou se a melhor maneira de secagem é à sombra.

Passadoria

Representado pelo ferro doméstico, a passadoria se refere ao processo de prensagem, com ou sem vapor e a temperatura é indicada pelos pontos que aparecem dentro do símbolo. Tecidos que não necessitam do processo, aparecem com um X em cima do ícone. 

Limpeza Profissional

Esta informação é fundamental para orientação do profissional que irá proceder com a limpeza do estofado. As letras P, W e F, indicadas dentro de círculos possuem significados distintos e o círculo com o X indica que não se deve fazer a limpeza a seco. Olha só:

  1. P: limpeza a seco profissional, com processo normal (sem traço de baixo do círculo) ou processo suave (com um traço de baixo do círculo).
  2. W: limpeza úmida profissional com processo normal (sem traço de baixo do círculo), processo suave (com um traço de baixo do círculo) ou processo muito suave (com dois traços de baixo do círculo).
  3. F: limpeza a seco profissional de processo normal com hidrocarboneto (sem traço de baixo do círculo) e com processo suave com hidrocarboneto (com um traço de baixo do círculo).

A Dino Zoli Brasil

Com presença no mercado brasileiro há mais de 25 anos, a Dino Zoli Brasil possui em seu portfólio mais de 500 itens com o nível de tradição do Made in Italy. Com um alto padrão de qualidade e reconhecida por ser uma empresa referência no setor de tecidos para decoração, a Dino Zoli Brasil tem o know-how de sua matriz italiana para desenvolver coleções contemporâneas e inovadoras.